Empunhadura – 6 dicas para você melhorar a sua!

Aprenda a maneira certa de segurar sua arma, veja também algumas dicas de como não empunhar sua arma

Empunhadura – 6 dicas para você melhorar a sua!

Aprenda a maneira certa de segurar sua arma, veja também algumas dicas de como não empunhar sua arma. 

1 Conferir sempre se a arma está carregada. Sempre que você pegar uma arma, verifique sempre se a mesma está carregada. Se você acabou de chegar em casa da loja de armas, confira se ela está carregada. Se você está tirando o revólver do armário depois de 10 anos sem usá-lo, confira se o mesmo está carregado. E mesmo que você tenha acabado de descarregar a arma, confira se ela está carregada.

  • Ao lidar com um revólver, confira sempre se a trava de segurança está ativada e solte o cilindro para que ele gire para o lado. Todas as câmaras do cilindro devem estar vazias. Em uma pistola semi-automática, retire o cartucho da arma e puxe a corrediça de volta para dar uma olhada na câmara. Confira se não há nenhuma cápsula vazia dentro. Se houver, um movimento de deslize faz com que a mesma seja ejetada.
  • Mantenha a corrediça no fundo da arma enquanto você pratica o modo correto de segurar a arma. É preciso acosutmar-se a segurar a arma descarregada e a manter o polegar fora do caminho da corrediça.

2 Pegar a arma com cuidado. Mantenha o dedo fora do gatilho. Sempre que mexer com a arma, certifique-se que o cano está apontado para baixo e que não há ninguém por perto.

  • Nunca aponte a arma para ninguém, nem por brincadeira. Isso pode ser considerado um crime.

3 Segurar a arma na posição de tiro. Abra sua mão dominante (a mão que você usa para escrever) para segurar a arma com a pele que fica entre seu dedo indicador e polegar.Pegue a pistola (que ainda deve estar apontada para baixo) com a outra mão e coloque a empunhadura da arma nessa parte da sua mão dominante. Com o polegar de um lado do empunhadura, coloque os outros dedos em volta logo abaixo do gatilho.

  • Na verdade, você só segura a arma com os dedos médio e anular. Não se deve usar o dedo mínimo e nem o polegar para segurar o revólver. Segure firmemente, como se estivesse dando um aperto de mão no qual você tem que provar a sua força. Faça força a ponto da mão começar a tremer um pouco. Relaxe um pouco. Pronto, esse é o ponto certo de tensão entre sua mão e a arma.

4 Equilibrar a arma com a outra mão. A mão não-dominante deve dar apoio à mão com o revólver. Ela não deve pegar na arma. O papel dela é dar apoio quando a arma tem que ficar na horizontal ou na vertical. Deixe seus polegares alinhados para ter mais apoio e precisão.

5 Conferir se seus polegares não estão no caminho da corrediça ou do cão (também conhecido como martelo). Isso porque quando a arma dispara, o mecanismo dela vai para trás com toda a força, podendo machucar um polegar solto, por exemplo. Se a corrediça pegar o seu dedo, você pode sentir tanta dor que pode acabar deixando a arma cair no chão carregada e com a trava de segurança desativada.

6 Ficar na posição certa para atirar. Seus pés devem estar abertos na largura dos ombros, com o pé oposto à mão dominante um passo à frente do outro pé. Fique com o corpo reto mas levemente curvado para frente, mantendo o equilíbrio. O cotovelo do seu braço dominante deve estar quase completamente reto. Já o cotovelo do braço não-dominante deve estar levemente flexionado.

  • Alguns tipos de tiro são feitos com uma só mão. Nestes casos, a posição é mais “aberta”, com o braço que segura a arma e o corpo em uma linha quase reta, ou até 90 graus, o que ficar mais confortável. É necessária uma pegada mais firme na arma, pois está sendo empunhada por apenas uma mão.
  • Nunca aponte uma arma para o lado ou com o pulso dobrado como aparece nos filmes. Isso é extremamente perigoso e faz com que você perca o equilíbrio ao manusear a arma.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *