Como praticar tiro esportivo no Brasil

Como praticar tiro esportivo no Brasil

Origem do esporte

As primeiras práticas de tiro como competição ocorreram no século XIX na Suécia, logo a modalidade se popularizou pela Europa e ganhou espaço em grandes jogos olímpicos. Já em 1814, na Grã-Bretanha, o coronel Peter Hawker publicou um livro, o qual continha as primeiras regras para competições de tiro.

O tiro como esporte requer precisão e velocidade em atirar com uma arma, que pode ser tanto de fogo quanto de ar comprimido. A prática é voltada exclusivamente para o esporte, visando aperfeiçoamento a nível de campeonatos locais, nacionais, internacionais e até mesmo a nível mundial olímpico.

O tiro esportivo requer treinamento seguido de orientações de um profissional. O aluno deve portar os equipamentos necessários para manter a segurança de ambos, como óculos protetor, colete para guardar munição e tampões de ouvidos para proteger e preservar a audição.

A concentração e a precisão são essenciais para a prática do tiro esportivo.

Como começar?

O primeiro passo para quem está interessado na prática do esporte de tiro, é pesquisar a respeito do assunto e entrar em contato com o clube de tiro. Os clubes de tiro podem proporcionar o primeiro contato com o esporte, de maneira segura, saudável e profissional.

Cada estado possui uma página informativa de todos os clubes federados do Brasil, tornando ainda mais fácil o acesso ao clube mais perto e ideal para você começar a praticar o esporte.

A próxima etapa é simples, basta começar a fazer um curso de tiro. Os clubes possuem cursos que vão do nível básico ao avançado. Neles, além de aprender a parte teórica, serão passadas todas as normas de segurança e conduta ao aluno, como manusear, atirar, procedimentos básicos de desmontagem de primeiro escalão e limpeza dos materiais.

Todos os procedimentos são feitos com o acompanhamento de um profissional responsável e qualificado, prezando pela maior segurança possível do aluno.

Após estas etapas iniciais serem concluídas, o aluno pode se afiliar ao clube, o que garante a ele frequentar o estande e praticar suas habilidades.

Qualquer um pode praticar?

Apesar de muitas informações sobre a prática de tiro não serem divulgadas ou veiculadas na mídia, diminuindo consideravelmente o incentivo à prática do esporte, o que muitos não sabem é que não há restrições para a prática de tiro desde que seja feita com uma organização federada, responsável e segura dentro das regulamentações necessárias.

Preciso de porte de arma para atirar no clube?

Uma das perguntas mais frequentes entre os iniciantes dentro do esporte de tiro é a respeito do porte de arma e regulamentações do mesmo. A princípio, para a prática dentro do clube não é necessário possuir porte de arma ou registro de arma. A maioria dos clubes possuem os materiais necessários para a prática e uma variedade de armas para alugar e serem utilizadas durante os treinamentos.

Qual idade mínima para frequentar o clube?

De acordo com a regulamentação para aquisição de armas, é necessário que o portador tenha 25 anos completos, porém não há uma especificação para a prática do esporte.

Alguns clubes adotam a maioridade (18 anos) como base para alunos de tiro esportivo, em contrapartida, outros clubes não adotam idade mínima, permitindo a entrada de menores devidamente acompanhados por seus responsáveis.

Regulamentações e obstáculos no esporte

Um dos primeiros obstáculos que encontramos ao iniciar o processo no esporte de tiro são as regras rígidas, preços “elevados” de equipamentos e grande burocracia no Brasil.

Com auxílio de profissionais experientes, o primeiro passo pode ser uma tarefa fácil a se concretizar. Dentro dos próprios clubes de tiro encontramos professores e profissionais prontos para nos orientar de forma simplificada a respeito de todos os processos, porém o obstáculo maior está no preconceito associado à prática de tiro esportivo.

No Brasil, infelizmente, as armas ainda são rapidamente associadas a violência, ao crime e a marginalidade, dificultando a aceitação da prática como esporte e afastando a população dos clubes.

Porém não é difícil notar a grande precaução e cuidado que os praticantes possuem e quanto o esporte está longe da imagem negativa a a que está associado.

Para ser um atleta de tiro prático é necessário ser disciplinado e possuir habilidades de rápido raciocínio, alta percepção e estratégias rápidas, tornando o esporte muito interessante e empolgante, diferente dos estereótipos que existem por ai.

Benefícios da prática de tiro esportivo

Para praticar tiro esportivo, além de um local adequado, com instrução de profissionais qualificados, equipamentos seguros, o preparo e equilíbrio emocional são de extrema importância para que a prática seja constantemente saudável e positiva.

Os praticantes do esporte exercitam sua capacidade de autocontrole, respiração, movimentação corporal e concentração, aperfeiçoando a capacidade de foco e objetivo do aluno.

Além disso, o tiro esportivo exige preparação física, sugeridas com exercícios aeróbicos e musculares para desenvolver equilíbrio, suavidade e controle dos movimentos durante a prática do esporte, oferecendo um melhor aproveitamento do treino, que transparece em uma boa performance nas competições e pistas de tiro.

O esporte exercita e aperfeiçoa tanto a parte emocional/psicológica, quanto a área física do praticante, se tornando um esporte completo para a saúde.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *