Por que praticar tiro esportivo

Por que praticar tiro esportivo

Os praticantes de tiro esportivo vem crescendo. Diversos públicos e faixas etárias atraem seus olhares para o esporte, que além de ser muito procurado para a defesa pessoal e por profissionais da área, também é praticado para o alívio de estresse, aprimoramento do controle emocional, equilíbrio e até o preparo físico para o dia a dia.

O esporte é totalmente seguro, já que os atiradores são preparados tecnicamente e psicologicamente para o envolvimento com armas frisando como objetivo atingir os alvos, prática essa realizada em lugar afastado e totalmente seguro.

Separamos alguns dos benefícios e motivos pelo qual o tiro esportivo se tornou um esporte completo, proporcionando melhor qualidade de vida, estabilidade emocional e física para os seus praticantes:

Equilíbrio Corporal

O equilíbrio corporal e controle de todos os membros é um fator muito importante para a segurança e prática do tiro esportivo. O atleta precisa manter o seu corpo estabilizado enquanto mira e faz o disparo. Praticar o esporte aumenta a consciência corporal, proporcionando o controle do equilíbrio enquanto você mantém a concentração no tiro. Quanto mais se prática, maior é a resistência muscular do atleta, que com o tempo automaticamente acostuma-se a manter-se firme durante o tiro.

Concentração

A concentração é um dos grandes influenciadores durante a prática de tiro esportivo, é ela quem garante um bom tiro, com precisão e objetivos definidos. A prática possibilita que o atleta desenvolva a capacidade de focar em objetos a longas distancias, o que fornece uma saúde mental estável e bem-estar ao praticante.

Quanto mais focado no alvo, maior é a nossa capacidade de esvaziar a mente e manter a concentração na mira. Este exercício proporciona ao aluno o alívio do estresse diário, distrações e ajuda-o a manter-se focado em tarefas cotidianas, que muitas vezes fazemos no “automático”.

Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é um quisto de extrema importância para que o esporte seja saudável, seguro e que traga resultados positivos para a vida do aluno.

Durante o treinamento, os alunos exercitam a  sua capacidade de autocontrole para agir em situações adversas, respiração, movimentação corporal e concentração. Além de serem exposto através de simulações à calor extremo, frio extremo, terra, situações de perigo e momentos que exigem rápidas decisões.

Todas as etapas visão preparar o controle emocional que o aluno possuí sobre si mesmo, promovendo o autoconhecimento, o que é benéfico para a saúde mental em ocasiões adversas no dia a dia.

 

Preparação física em geral

O tiro esportivo busca preparar o aluno fisicamente para qualquer tipo de situação. Exercícios aeróbicos e musculares são sugeridos para desenvolver o equilíbrio, suavidade e controle dos movimento durante a prática do esporte, proporcionando maior consciência corporal e aproveitamento máximo dos treinos. A preparação física incentivada durante as aulas refletem em uma melhor disposição e resistência durante as atividades diárias, como subir e descer escadas, carregar carga e etc.

Defesa pessoal

A prática do esporte te prepara para tomada de decisões rápidas em casos extremos, te tornando hábil para agir em circunstancias perigosas, que ameacem a sua segurança ou de sua família, podendo evitar incidentes mais graves ou mesmo salvar a vida de alguém em risco. Tudo isso com responsabilidade e segurança.

Esperamos que tenham gostado das dicas e venham conhecer o clube e o esporte de perto.

Compartilhe essa informação:

2 comentários em “Por que praticar tiro esportivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *