O que é um clube de tiro? Para que serve?

O que é um clube de tiro? Para que serve?

O que é um clube de tiro?

A principal ideia de um clube de tiro é realmente propagar a prática de tiro como um esporte, que pode ser praticado por qualquer um que esteja dentro dos devidos parâmetros perante a lei e esteja interessado na prática de maneira responsável e ética.

Os clubes de tiro são “escolas” ou academias, nas quais são desenvolvidos métodos, exercícios e práticas para o aperfeiçoamento de profissionais e praticantes do esporte.

Um clube de tiro é um ambiente ótimo para desenvolver reflexos, habilidades analíticas, olhar critico, desenvolvimento físico e também ótimas amizades, podendo construir relacionamentos com quem também tem paixão pelo esporte.

Comprometimento legal

Todo Clube de tiro tem como objetivo proporcionar a prática segura e legal do esporte de tiro, até a formação responsável de cidadãos ou profissionais aptos e conscientes no uso e manuseio de armas de fogo.

Os clubes de tiro buscam trabalhar com extrema seriedade para ministrar cursos de tiro, a fim de capacitar cada praticante ou aluno gradativamente e com eficácia de todos que buscam tirar porte de arma, com um alto nível de conhecimento e aprendizado com a instrução de profissionais especializados na formação de atiradores de qualidade.

O que vou aprender em um curso? Como funciona um curso de tiro esportivo?

Como falamos a cima, os cursos de tiro buscam capacitar todos os alunos responsavelmente de acordo com as normas legislativas.

Os cursos geralmente são divididos por níveis. No nível básico, os cursos são voltados para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com armas de fogo, abordando princípios básico de tiro e manuseio das armas, até regras de segurança e processo de aquisição.

O curso de tiro intermediário é voltado para aprimoramento e atualização de técnicas, habilidades e metodologia para prática do tiro esportivo.  E o curso avançado tem o objetivo de aprimorar e amplificar a capacidade técnica e conhecimento tático do participante para a prática do tiro esportivo, segurança privada e outros.

Para quem busca por um clube de tiro para praticar, ou mesmo se profissionalizar deve entender que os cursos  visam educar e treinar os alunos,  a fim de capacitá-lo para agir apropriadamente, desenvolver reflexos para agir rapidamente e de forma eficaz. Tornando-o capacitado a praticar o tiro esportivo com responsabilidade.

Conteúdo básico em um curso de tiro:

  • Classificação das armas
  • História das armas
  • Peças e nomenclatura
  • Manuseio de armas
  • Posições de tiro
  • Empunhadura
  • Acionamento de gatilho
  • Regras de segurança
  • Legislação vigente
  • Processo de aquisição de arma de fogo (cat. defesa pessoal)

Link: Acesse e saiba mais sobre nossos cursos

Preciso ter porte de arma para atirar no clube?

Umas das perguntas mais frequentes que recebemos é se para fazer parte de um clube de tiro é necessário ter porte de arma. A resposta é não!

Para fazer parte de um clube não é necessário possuir porte, registo de arma, ou mesmo possuir uma arma. Basta ter documentações e situação em dia com as regulamentações legais e querer se aprofundar no esporte de tiro.

Geralmente, os clubes possuem todo o equipamento necessário para que o aluno possa praticar, incluindo armamento, munições e etc.

Preciso ter feito curso para atirar?

Essa pergunta pode até parecer óbvia, mas uma questão que muitos alunos ou visitantes em nosso clube apresentam é esta: se é necessário ter tido algum contato com armas de fogo, ou mesmo ter um conhecimento prévio para poder fazer um curso ou atirar.

Aqui em nosso clube possuímos tanto a opção de cursos (assim o aluno evolui de nível e pode se especializar) quanto a opção de realizar a prática com tiro avulso, onde o aluno escolhe um plano que contem x quantidade de tiros, munições e armas para que ele possa praticar.

Todos os processos são realizado com o acompanhamento e instrução de profissionais devidamente treinados, responsáveis por ensiná-los e manter a segurança na linha de tiro.

Esperamos ter esclarecido as principais de dúvidas de vocês!

Compartilhe essa informação:

9 comentários em “O que é um clube de tiro? Para que serve?

  1. GOERING JOSÉ FERREIRA DA SILVA JR - MAJOR QOPM SUBCMT DO CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS DA PMMA

    GOSTARIA DE MANTER LIGAÇÕES PROFISSIONAIS (NOVIDADES E INFORMAÇÕES)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *