Dicas para iniciar no esporte de tiro

Dicas para iniciar no esporte de tiro

Caso esteja procurando um clube de tiro, você já deve ter se perguntado a respeito de como iniciar no esporte de tiro e como se profissionalizar e avançar no mesmo, correto? A questão é que a legislação e regulamentação para o uso de armas e munições no Brasil é extensa, complexa e bastante restritiva, e nem sempre as pessoas estão dispostas a discorrer sobre o assunto. Aqui neste post você encontrará a solução para estas perguntas.

Como iniciar no esporte de tiro

Para dar início a prática do esporte de tiro, tudo começa no clube de tiro. É neste espaço que você irá fazer seu primeiro curso e ter contato direto com todas as técnicas para ser um atirador responsável. É interessante comparecer ao clube, conversar com os instrutores e atiradores previamente para que você tenha noção do que te espera por lá. Bacana seria se você pudesse também ir a algumas competições aos finais de semana e ter uma experiência mais próxima da realidade de quem pratica o esporte.

Após escolher o seu clube de tiro (se quiser saber mais sobre o Clube Ponto40 clique aqui) é hora de iniciar o seu curso. No caso do nosso clube, possuímos curso do nível básico ao avançado, neles estão presentes aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais qualificados.

No curso básico é ministrada aula sobre as normas de segurança e conduta nos estandes, a manusear e atirar com pelo menos uma arma e os procedimentos de desmontagem de primeiro escalão e limpeza.

Como adquirir uma arma para praticar?

Para adquirir uma arma e poder praticar o esporte de tiro é necessário possuir o registro expedido pelo Departamento de Policia Federal, caso você não tenha, será necessário solicitar o Certificado de Registro de Atirador pelo Exército (CR).

O CR é o documento emitido pelo Exército Brasileiro – através do Comandante da Região Militar (RM) à qual seu estado esteja vinculado – para atiradores, caçadores e colecionadores, os autorizando a exercer atividades ligadas ao uso e manuseio de armas e munições.

O que é necessário para solicitar o CR: documentos.

A legislação referente a regulamentação e fiscalização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro é o Decreto 3.665/2000 (R-105). Já quem é responsável pela normatização, concessão e a revalidação de registros, apostilamentos e avaliações técnicas de produtos controlados é a Portaria nº 05-DLog/2005.

Os documentos necessários para a concessão do CR são os listados a seguir, sendo todos cópias simples:

-Rg

-Cpf

– Título de eleitor

– Comprovante de endereço

-1 Foto 3×4

– Se trabalha registrado: cópia de carteira de trabalho, registro e holerite

– Se empresário: decore

– Certidão de antecedentes criminais da polícia civil (Poupatempo ou internet)

– Certidão de distribuições criminais (internet ou fórum da cidade onde reside)

Com esses documentos em mãos, serão gerados uma série de documentos, os quais deverão ser assinados e reconhecidos a firma em cartório.

Mas fique tranquilo, pois toda essa parte burocrática, será feita pelo clube onde você é associado.

Para os militares de carreira das Forças Armadas, que estão na ativa, da reserva remunerada ou reformado, a da reserva remunerada ou reformado, a Portaria D-Log 004/2001, o exime de apresentar o Termo de Compromisso, e a Declaração de Idoneidade.

É importante lembrar-se que o CR vence a cada 3 anos e é necessário requerer uma renovação no mínimo com 90 dias de antecedência ao vencimento do registro.

E depois que o CR for liberado?

Como dizem, para fazer parte do esporte de tiro você deve ser um colecionador de documentos!

Após a concessão do CR, é hora de solicitar uma autorização de compra. Previamente realize dois procedimentos obrigatórios para dar início a solicitação de autorização de compra: comprovação de capacidade técnica e o exame de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizados por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciados pela Polícia Federal.

O teste de comprovação de capacitação deverá ser realizado com a arma que você deseja adquirir, com um instrutor credenciado pela DPF.

Após a realização dos testes citados acima, é hora de fazer um apanhado de documentos para começar o processo de solicitação de comprar:

Observação: Existem duas possibilidades de adquirir uma arma, tanto no comércio quando na indústria. Caso você pretenda comprar a sua arma no comércio, a autorização estará a cargo do comando da RM. Caso pretenda comprar diretamente na indústria, o processo tramitará até a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC).

Após receber a autorização você pode comparecer ao estabelecimento onde escolheu adquirir sua arma. Após a compra você levará a nota fiscal e o número de série da arma (você não levar a arma por enquanto). Agora é necessário fazer o requerimento do apostilamento da arma no seu CR.

Mais uma vez, fique tranquilo, pois toda essa burocracia acima, será resolvida pelo seu clube de tiro.

O que é o apostilamento?

Na prática, o apostilamento vincula a arma comprada ao seu CR, que terá a partir de agora um anexo (a apostila ou mapa de armas) contendo a relação completa das armas que você adquirir.

Guia de Tráfego Especial

Após liberado o apostilamento, você deverá solicitar o Guia de Trafego Especial, que é o documento que dará permissão para a retirada da arma

É necessário informar ao SFPC a respeito de sua requisição via sistema e peça uma previsão de quando a GTE será emitida.

Posso comprar munição?

Para que seja possível a compra da munição – ou dos insumos para recarga – é necessário dar entrada também em um processo de autorização de compra, semelhante ao que você já fez para aquisição da arma.

Fazendo parte do esporte

Os processos são burocráticos, possuem custo e uma certa demora, porém o esporte é apaixonante e irá trazer uma série de benéficos para a sua vida em todos os círculos e competências dela. Em pouco tempo de prática você irá perceber que a melhor decisão que tomou foi iniciar no esporte, e logo participará de disputas e provas a nível estadual.

Caso você não pretenda adquirir uma arma de fogo imediatamente, você tem a liberdade de praticar o esporte do tiro com armas de pressão, que não são produtos controlados e por isso são de livre venda e circulação.

Aproveite e inicie já, venha conhecer de perto o nosso clube e conheça as maravilhas deste esporte!

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *