Como funciona o mercado de armas de fogo no Brasil?

Como funciona o mercado de armas de fogo no Brasil?

Conheça as empresas fabricantes no país e saiba como comprar armas de fogo.

O mercado de armas brasileiro é maior do que muita gente imagina e continua em crescimento com as novas leis que prometem a compra e porte de armas de fogo facilitadas. Você sabe o que é preciso fazer para comprar uma arma no Brasil? Sabe onde encontrá-las? A gente explica pra você!

Como comprar armas de fogo no Brasil?

Para comprar armas de fogo por aqui você precisa ter a autorização de posse, determinada pelo Estatuto do Desarmamento.

O processo é burocrático, mas teve uma flexibilização quando o novo governo assinou um decreto que diminui a idade mínima para posse (de 25 para 21 anos) e aumenta a validade do certificado (de 5 para 10 anos).

A mudança na lei já facilita um pouco, mas ainda pode ficar mais simples: a ideia é substituir o Estatuto do Desarmamento pelo Estatuto de Controle de Armas de Fogo, que logo será votado.

Se aprovado, 63 milhões de brasileiros poderiam comprar armas de fogo com as novas regras.

Lembre-se de conferir as regras antes de iniciar o processo para saber se você se encaixa no perfil e não se esquecer de nenhum documento. Confira alguns dos requisitos e comprovantes:

  • Não é permitida a posse de armas de fogos para aqueles que respondem a inquéritos policiais ou processos criminais
  • É preciso comprovar residência fixa e ocupação lícita
  • Você precisa entregar uma declaração que comprove a efetiva necessidade da posse. É preciso justificar seu pedido
  • É necessário ainda fazer um teste de aptidão psicológica e também de aptidão técnica para conseguir a posse de arma
  • RG, CPF e foto 3×4 recente também são pedidos
  • É preciso preencher um requerimento do Sinarm (Sistema Nacional de Armas)
  • Se você é colecionador, atirador desportivo ou caçador, o certificado de registro é emitido pelo Exército brasileiro e não pela Polícia Federal. Outra diferença é a exigência de que você esteja vinculado a um clube de tiro

Depois de conseguir a autorização para posse de arma, o próximo passo é buscar uma das lojas autorizadas e registradas junto ao Exército brasileiro.

A arma deverá ser registrada junto ao Sinarm. Para isso, você precisa levar a nota fiscal da compra e o comprovante de pagamento da taxa de registro.

Lembrando que a autorização para posse de arma não significa que você tem permissão para porte de arma. Atualmente, o porte é proibido em todo território brasileiro.

Você pode guardar sua arma em casa ou no local de trabalho e para transportá-la até lá é preciso ter uma guia de trânsito emitida pela Polícia Federal.  

Indústria de armas de fogo no Brasil

mercado de armas brasileiro

Se você acha que o Estatuto do Desarmamento impediu o crescimento da indústria bélica brasileira, você se engana. Apesar de toda a burocracia, o número de armas vendidas legalmente no Brasil já supera as entregas voluntárias a Polícia Federal.

O Estatuto prevê uma recompensa em dinheiro a quem entregar armas de fogo, mas isso não foi um problema para o mercado de armas brasileiro.

De 2003 para 2018, o registro de novas lojas de armas aumentou mais de 1.000% no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, o estado que mais compra armas de fogo é o Sul.

Quem são os fabricantes no Brasil?

A empresa Taurus Armas é quem domina o mercado por aqui, mas existem outras como a Imbel, Avibrás, CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) e a E.R Amantino ou Armas Boito.

Além delas, uma nova fabricante já se instalou no Brasil e em breve deve começar suas produções. A Eslovênia Arex (Rex Fire Arms) chegou a cidade de Anápolis (GO) por meio de parceria com a  DelFire Arms.

O primeiro produto a ser fabricado será a pistola Rex FireArms REX 01 no calibre 9 mm. Apenas o cano será importado, o restante do corpo da arma terá fabricação nacional.

Outras empresas, como a CZ, da República Tcheca, e a Glock também já estão de olho no Brasil e podem se instalar por aqui também.

A proposta do novo governo é abrir o mercado de armas brasileiro, já que a importação de armas de fogo no país ainda é limitada pelo processo burocrático exigido. As novas leis podem facilitar a importação de armas.

A expectativa é que daqui para frente o mercado cresça ainda mais e as novidades em produtos aumentem. Para os amantes de armas de fogo a situação não poderia ser mais animadora!

Quer treinar?

arma de fogo

Se você já adquiriu ou vai adquirir sua arma e está a procura de um lugar para treinar, o Clube Ponto 40 está pronto para te receber!

Você pode fazer cursos de nível básico até o avançado, além de cursos de tiro defensivo. Se quiser só praticar de vez em quando, tem pacotes de tiros avulsos disponíveis para você também!

Conheça as opções e escolha a melhor para você.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site do Clube Ponto 40 para conhecer os cursos oferecidos e os pacotes de tiros avulsos disponíveis.

Leia também: O direito ao porte ou posse de armas de fogo no Brasil

 

 

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *