Posse de armas: o que muda após o novo decreto?

Posse de armas: o que muda após o novo decreto?

Saiba como o decreto contribui para a flexibilização da posse de armas e o que mudou para conseguir o seu Certificado de Registro.

Você já deve ter ouvido falar que, há pouco tempo, o então presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto sobre armas que flexibiliza alguns pontos para solicitar a posse de armas no país, não é mesmo? Mas você sabe o que realmente mudou?

Com as alterações no Estatuto do Desarmamento, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre quem pode e quem não pode solicitar a posse de arma junto a Polícia Federal. Confira como o decreto contribui para a flexibilização da posse de armas no Brasil.

O que é o decreto sobre armas?

Desde o ano de 2003, o Estatuto do Desarmamento é quem dita as regras sobre a posse e o mercado de armas de fogo no Brasil.

Conhecido por ser bastante burocrático, o processo para adquirir o Certificado de Registro passou por alterações recentemente, após a expedição de um decreto sobre armas assinada pelo presidente Bolsonaro.

O decreto regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil e tem como objetivo facilitar o acesso da população às armas de fogo, diminuindo a burocracia do processo e alterando algumas especificações.

Quais as alterações no Estatuto do Desarmamento?

Alguns requisitos para solicitação de posse de armas não sofreram alterações. Ainda é preciso ter mais de 25 anos, residência fixa, ocupação lícita e não responder a nenhum processo criminal para garantir a posse e comprar uma arma legalmente.

Confira o que mudou com a flexibilização da posse de armas:

  1. Declaração de efetiva necessidade

Uma das maiores mudanças trazidas pelo decreto sobre armas no Estatuto do Desarmamento foi em relação a declaração de efetiva necessidade para uso de arma de fogo.

Antes, todo requerente deveria apresentar uma declaração com a justificativa para a solicitação da posse. Com o novo decreto, algumas pessoas não precisarão mais desse documento. São elas: integrantes da administração penitenciária e do sistema socioeducativo, envolvidos em atividades de polícia administrativa, residentes de áreas rurais, residentes de áreas urbanas com elevado índice de homicídios, titulares ou responsáveis legais de estabelecimentos comerciais e industriais, colecionadores, atiradores e caçadores registrados no comando do Exército. Militares, ativos e inativos, e integrantes de carreira da Agência Brasileira de Inteligência também podem ter direito à posse.

2-Validade do registro

O prazo de renovação do Certificado de Registro também foi uma das alterações tomadas para flexibilização da posse de armas. Agora, a validade foi estendida de 5 para 10 anos.

3-Armazenamento de armas de fogo

O novo decreto institui a necessidade de comprovação de um local seguro para armazenar as armas de fogo em casos de residências com crianças ou adolescentes.

Onde praticar?

onde praticar tiro

Depois de importar arma de fogo para o Brasil, que tal conhecer o Clube Ponto 40?

Oferecemos os melhores cursos de tiro e também pacotes avulsos para você praticar! Acesse o site para conferir as muitas opções.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site do Clube Ponto 40 para conhecer os cursos e se tornar um sócio!

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *