Posição de disparo ideal para cada tipo de arma

Posição de disparo ideal para cada tipo de arma

Conheça a postura ideal para atirar com armas curtas e longas.

Você sabia que existe uma postura ideal para atirar? Não só isso, também é preciso se atentar ao posicionamento para cada tipo de arma. Para os amantes da prática de tiro, a posição de disparo ideal e específica para o tipo de armamento é fator importante, porque ajuda a chegar ao objetivo final: acertar o alvo.

Não só para esses, atiradores das forças armadas também passam por um treinamento intensivo até chegarem a seus postos e precisam conhecer as diferentes posturas para atirar e saber usar na hora do combate. Quer saber mais? Confira o artigo!

Importância da boa postura

A posição de disparo ideal é a que traz mais facilidade ao atirador. Isso é particular de cada pessoa, algumas posturas não são confortáveis para uns, mas são perfeitas para outros. No entanto, a postura ideal para atirar deve ter algumas características em comum para todas as pessoas:

  • Liberdade de movimentação para acertar alvos em várias posições
  • Conforto para conseguir suportar o peso da arma
  • Segurança e firmeza para não ser empurrado com o tranco do tiro
  • Precisão para conseguir mirar no alvo e acertá-lo

Além da postura, a empunhadura também é essencial para os atiradores. Confira alguns exemplos de posicionamento para cada tipo de arma!

Posição isósceles

Essa postura de disparo de arma é a mais conhecida e muito utilizada não apenas para os que treinam tiro esportivo, mas também para atiradores de elite. É ideal para armas mais leves e menores, como pistolas e revólveres, porque o braço fica estendido à frente.

A vantagem dessa em relação às diferentes posturas para atirar é que permite uma movimentação com facilidade. Para quem pratica tiro esportivo, é ideal ter essa liberdade de movimentos para acertar os alvos que estão em vários ângulos diferentes.

Como é

A posição isósceles consiste nos dois pés paralelos e separados com a abertura um pouco além da direção dos ombros. Os joelhos ficam um pouco flexionados para dar firmeza à posição e os dois braços seguram a arma esticados, formando um triângulo entre ela e os dois pés – daí o nome da posição.

Posição Weaver

O nome dessa postura de disparo de arma veio de um xerife dos anos 50 nos Estados Unidos para competições com armas curtas. Essa posição é interessante pois dá maior firmeza para os que sofrem com o tranco da arma e demoram a se recuperar depois de cada tiro.

Como é

Nessa postura de disparo de arma, os dois braços ficam ligeiramente dobrados, mas o do braço que vai atirar um pouco menos. A mão que dispara é a que segura a arma e a outra envolve a primeira para dar firmeza.

Por ser uma postura ideal para atirar com armas curtas e não haver apoio dos ombros, o atirador deve fazer pressão contrária no momento do tiro: a mão do disparo deve ser empurrada para frente e a de suporte para trás. O tronco deve estar um pouco inclinado para frente.

Nos membros inferiores, os pés ficam separados com abertura um pouco além dos ombros. O pé que corresponde à mão do disparo deve ficar um pouco para trás e ligeiramente virado para fora. Os dois joelhos ficam dobrados para dar sustentação.

Armas longas

arma longa

Para os que gostam de armas mais longas, como espingardas, as posições são outras. Por serem mais pesadas, em alguns casos pode haver suporte e o atirador precisa apenas aprender a mirar e movimentar o suporte. Por isso esse artigo só vai citar as diferentes posturas para atirar com armas longas em pé e sem suporte.

A posição de disparo ideal para armas longas deve ter um apoio para o cotovelo da mão dominante, podendo ser o quadril. Isso porque o tranco desse tipo de armamento é geralmente bem forte e esse apoio dá mais estabilidade. Quanto mais próximo o cotovelo está do corpo, menor vai ser o impacto. No entanto, a mobilidade é diminuída nesse caso também.

Como é

Diferente das posições utilizadas em armas curtas, nas armas longas é preciso que uma das mãos sirva de apoio e ela fica à frente do gatilho. A outra, geralmente a mão dominante, é a que vai atirar. Esse tipo de arma fica muito próximo do rosto, portanto é preciso ter conhecimento para conseguir atirar com ela sem causar lesões.

As pernas ficam separadas e os joelhos ligeiramente dobrados para dar maior sustentação e firmeza, sendo a que corresponde à mão dominante ligeiramente mais para trás.

Saiba mais!

Quer saber mais sobre o posicionamento para cada tipo de arma? Conheça o Clube de Tiro Ponto 40! Os cursos vão do básico ao avançado, com aulas teóricas e práticas! Você poderá tornar-se um especialista em tiro esportivo, praticando em uma infraestrutura completa e segura, com orientação de profissionais credenciados e altamente capacitados!

Fique por dentro de tudo relacionado ao mercado de armas no Brasil e saiba mais sobre tiro esportivo no Clube Ponto 40.

Compartilhe essa informação:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *