Curso de tiro defensivo: treinamento para aprender a atirar!

Curso de tiro defensivo: treinamento para aprender a atirar!

Entenda um pouco mais sobre a modalidade de curso de tiro defensivo e quais os requisitos para iniciar o treinamento.Já passou pela sua cabeça a possibilidade de fazer um curso de tiro defensivo e aprender a atirar de verdade? Seja na busca por melhorar suas habilidades na profissão, por esporte ou o simples interesse de aprender a se defender melhor, muitas pessoas estão demonstrando interesse em realizar um treinamento para aprender a atirar.

Esse público é principalmente formado por mulheres, fator que fez com que o índice de adesão ao curso aumentasse bastante por parte do público feminino que na maioria das vezes busca esse tipo de curso a fim de sentirem-se mais protegidas e seguras.

Praticar defesa pessoal com curso de tiro vai muito além de benefícios físicos como a postura correta e preparo, pois também proporciona diversos ganhos mentais como concentração e foco aguçados, melhora no visuoespacial, na agilidade de raciocínio e muito mais!  

Se interessou em fazer um curso de tiro para sua defesa pessoal? Então confira mais informações sobre essa modalidade de curso, como iniciar e quais ganhos você pode obter com o treinamento! 

Como funciona um curso de tiro

Um curso de tiro possui diversas modalidades, sendo um delas a defensiva e tem clubes espalhados por todo o Brasil. 

No estande de tiro é possível encontrar pessoas que seguem a prática como um esporte, profissionais que almejam melhorar suas habilidades e adquirir uma arma devido às funções que exercem (segurança, policial, vigilante) e até mesmo aqueles que praticam apenas para relaxar, descarregar o estresse e sentir uma dose de adrenalina. 

Os cursos possuem níveis que vão desde o básico onde o aluno ainda não teve contato algum com arma de fogo e recebe informações básicas sobre o equipamento e aspectos de lei, o nível intermediário que busca expandir o conhecimento do nível anterior aplicando a teoria em situações mais realistas e por fim o avançado para aqueles que já dominam algumas técnicas de tiro e querem aprimorar a performance, conhecimento tático além de trabalhar o fator psicológico para saber agir em situações de estresse e pressão de forma segura.

Se o seu objetivo de fato é ter a posse de arma liberada, existem 3 fases a qual precisa passar para que isso aconteça, sendo elas a avaliação psicológica, o módulo teórico e por fim o prático. 

Além disso a posse de armas é cercado por diversas regras e normas presentes no Estatuto do Desarmamento, e só é permitida a partir dos 25 anos de idade.

  1. Teste psicológico
    teste psicológico

Para se filiar a um clube ou iniciar o treinamento para aprender a atirar, a primeira etapa a ser considerada é a avaliação psicológica, que objetiva definir traços sobre a personalidade do interessado e como o curso poderá afetá-lo.

2-Modalidade teórica 

A modalidade de curso de tiro para sua defesa é iniciada com o parte teórica para que o futuro atiradores se familiarizem sobre questões como segurança, manuseio e componentes da arma de fogo, leis, direitos e deveres e possíveis momentos do uso da arma em situações reais.

3- Modalidade prática 

modalidade prática

A última e mais esperada etapa do curso de tiro defensivo é o momento de contato do aluno com a arma, onde este aprende sobre empunhadura, postura, controle do gatilho, melhor forma de utilizar o equipamento e até mesmo lições sobre respiração.

Se o seu objetivo ainda não é ter a posse de armas pode ficar tranquilo que você não precisa de muita coisa para iniciar o treinamento para aprender a atirar.

Para começar no curso de tiro prático a maioria dos clubes exige apenas que seja maior de 18 anos e apresente algumas documentações.

Dessa forma você pode entender quais são os princípios básicos do curso de tiro para sua defesa e somente  no futuro solicitar sua posse de armas de acordo com as especificações da lei.

Defesa pessoal com curso de tiro

Se interessou e gostaria de adquirir habilidades como concentração, foco, agilidade, paciência, calma, preparo físico e ainda uma sensação maior de proteção e segurança? 

Acesse nosso site para saber como funciona um curso de tiro, aprender a atirar e aprimorar suas técnicas!

Quer saber mais sobre posse de armas? Acesse o site do Clube.40 e saiba tudo sobre cursos e posse de armas de fogo no Brasil!

Leia também: Conheça os diferentes tipos de alvos para treinos de tiro

 

Compartilhe essa informação:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *