Como funciona um curso de tiro? Porque fazer?

Como funciona um curso de tiro? Porque fazer?

O esporte de tiro vem ganhando muitos apreciadores, e como falamos no ultimo post (por que praticar tiro esportivo) qualquer um está apto para praticar o esporte, desde que procure um clube responsável e seguro para aprender e se aperfeiçoar.

Mas para você que já esta inserido no meio ou aprecia o esporte ou quer se especializar, é necessário fazer um curso de tiro . No curso, o aluno terá contato direto com profissionais experientes, prontos para instruir-los tanto na parte teórica quanto na parte prática, preparando-os para agir responsavelmente em qualquer situação adversa em prol da segurança.

A maioria dos cursos de tiro buscam responder as principais dúvidas e levar o aluno ao conhecimento aprimorado da área, preparando-o fisicamente e psicologicamente para o dia a dia. Alguns do principais questionamentos e dúvidas que surgem durante o curso são:

  • Como você pode adquirir uma arma de fogo
  • As peças que compõe uma arma, e como é seu funcionamento
  • Como empunhar e utilizar uma arma de fogo
  • Como realizar um saque rápido
  • Como acertar alvos a distância

Além de responder os principais pontos da prática de tiro, os cursos costumam ser divididos em níveis, básico, intermediário e avançado. Como sabemos que o esporte é apaixonante, temos certeza que você irá querer se aprimorar e chegar até o nível avançado, onde suas técnicas e habilidades serão totalmente eximias e de alto padrão. Vamos conhecer um pouco sobre os níveis de aprendizado em cursos de tiro:

Curso de Tiro Básico

Bom, o conteúdo do nível básico é indicado para quem possui pouco ou quase nenhum contato com o esporte e armas de fogo. Nesta fase você irá aprender todas as partes básicas do esporte de tiro, desde como manusear uma arma de fogo até as regras de segurança do esporte. Durante o curso básico o aluno terá muito contato também com a história do esporte, nomenclatura de peças, classificação das armas regras de segurança e como adquirir porte e posse de arma, uma das grandes dúvidas entre os alunos.

Curso de Tiro Intermediário

Já na segunda etapa do curso são exploradas técnicas de aprimoramento e atualização, ou seja, é hora de aprimorar o que já aprendemos e explorar um pouco mais do esporte. Na fase intermediária do curso de tiro começamos a aplicar as técnicas para situações reais, que exigem reflexos rápidos e seguros da parte do aluno. Durante o curso o aluno ainda explora como fazer o remuniciamento tático, sobre a manutenção do armamento, regras de segurança e legislação vigente.

Curso de Tiro Avançado

Na última fase de um curso de tiro é o momento em que o aluno ira aprimorar e amplificar a capacidade e conhecimento tático do esporte de tiro. O curso avançado busca qualificar a performance do aluno de maneira mais efetiva e com alto nível de precisão em situações adversas, de perigo ou que exija uma reação rápida do aluno. Durante esta etapa do curso é feito um trabalho intenso de auto controle sob pressão e stress.

Por fim, acreditamos que todos são capacitados para possuir e manusear uma arma de fogo, desde que o processo seja feito por completo e instruído por profissionais qualificados. Um aluno qualificado a partir do curso de tiro deve ser educado e treinado para a prática do esporte, onde são familiarizados com fatos e teorias, e também treinados para dar uma resposta condicionada a um estímulo adequado.

 

Compartilhe essa informação:

2 comentários em “Como funciona um curso de tiro? Porque fazer?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *