Como atirar: Dicas de empunhadura em tiro esportivo

Como atirar: Dicas de empunhadura em tiro esportivo

Sabemos que para atirar é necessário precisão, cuidado, técnicas e responsabilidade. Apesar de parecer óbvio, esses pontos podem ser explorados de maneira que nos auxiliem no dia a dia do esporte de tiro.

Cada praticante do esporte desenvolve características próprias com o passar do tempo no tiro prático, cada um passa a ter insights que facilitam sua empunhadura, deixando o momento do tiro mais confortável e seguro, porém, possuímos algumas dicas valiosas para quem quer se profissionalizar no esporte e garantir, uma boa performance em qualquer tipo de prova. Confira a seguir:

Aprenda a distinguir um revólver de uma pistola semiautomática.

O revólver tradicional é a arma que os cowboys usavam nos filmes do antigo velho oeste, e este possuí um tambor para depositar as balas. Já uma pistola semiautomática, opera com um mecanismo de deslize e um carregador de munição.

Como funcionam estas armas?

  • Os revólveres operam com um cilindro para carregar a munição. É preciso colocar as munições nesse cilindro e retirar os estojos vazios após disparadas. Depois que cada munição é disparada, o cilindro gira para alinhar a munição seguinte a ser dispara.
  • Já uma pistola semiautomática alimenta cada munição do carregador e a leva para a câmara. Após disparada, a cápsula vazia é ejetada.

Dicas de segurança.

Utilize equipamentos de segurança: proteja os ouvidos e os olhos.

Os tampões de ouvido vão proteger contra os barulhos dos tiros. Óculos de proteção são utilizados para proteger os olhos de resíduos de pólvora, gases quentes e partículas de chumbo que são expelidas pela arma na hora do tiro.

Sempre manuseie a arma com responsabilidade.

Mantenha a arma sempre apontada para baixo. Sempre dispare à curta distância ou de acordo com as normas de segurança do clube de tiro a que pertencer.

É comum ver pessoas em treinamento apontando a arma para o lado enquanto fazem a preparação da arma.

Muitos iniciantes têm dificuldade em puxar a corrediça usando apenas o polegar e o dedo indicador, principalmente quando a arma possui uma mola dura.

Isso aumento o número de possíveis incidentes durantes os treinamentos, por isso é importante se atentar para este detalhe e evitar tal posicionamento.

Hora de conferir se a arma está carregada.

Sempre que você manusear uma arma, verifique se a mesma está carregada. Em qualquer caso é necessário a verificação da arma, seja em uma loja de armamento, na hora de reutilizar a arma, nos treinamentos no clube ou caso tenha acabado de descarregar a mesma, isto é uma medida de segurança que pode evitar imprevistos.

  • Ao lidar com um revólver, confira todas as câmaras do cilindro. Estas devem estar vazias. Confira se não há nenhuma cápsula vazia dentro da arma. Caso haja, um movimento de deslize faz com que a mesma seja ejetada.
  • No caso de uma pistola, mantenha a corrediça no fundo da arma enquanto você observa a câmara, que deverá estar vazia e retire o carregador.
  • Uma dica importante é aprender a ter o hábito de segurar a arma descarregada ou carregada, com o dedo indicador, paralelo ao gatilho.

É hora de atirar!

Pegue a arma, sempre com cuidado.

Mantenha o dedo fora do gatilho. Sempre que mexer com a arma, certifique-se que o cano está apontado para baixo e que não há ninguém por perto.

Nunca aponte a arma para ninguém, isso pode ser considerado um crime.

Segure a arma na posição de tiro

  1. O primeiro passo, para segurar a arma na posição correta, é abrir a mão dominante (com a qual você escreve) para segurar a arma.
  2. Com o polegar de um lado da empunhadura, coloque os outros dedos em volta da arma e abaixo do gatilho.
  3. O dedo indicador, ou dedo do gatilho, deverá estar sempre paralelo ao corpo da arma.
  1. É necessário segurar a arma com força, mas não excessiva, como se estivesse em um aperto de mão. Relaxe um pouco, e aí será o ponto certo de pressão entre as mãos.

Na hora da mira:

Alinhe a massa de mira (mira da frente), com a alça de mira (mira de trás).

Confira se a parte de cima da massa de mira está alinhada com a parte de cima da alça de mira, e ainda que a massa esteja no meio da alça de mira. Dessa forma você garante que a arma está bem posicionada e que você terá uma boa precisão para acertar o alvo.

Para um tiro mais preciso, é bom mirar olhando com apenas um olho e o outro fechado.

Para atirar sempre com precisão é necessário focar e concentrar-se.

Para tiros precisos é necessário que a mira esteja logo abaixo do ponto que se deseja atirar. No caso de tiro ao alvo, a mira da frente deve ser alinhada com a parte de baixo do alto.

O mais importante é posicionar a arma sempre em direção ao alvo, utilizando a massa de mira como foco principal. Após alinhar os três pontos, sendo a massa de mira, a alça de mira e o alvo, esta é a hora de colocar o dedo no gatilho e efetuar o disparo.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *