Como comprar armas de fogo?

Como comprar armas de fogo?

Conheça os tipos de arma de fogo permitidos, saiba onde comprá-las e quais são as empresas brasileiras fabricantes.

Apesar da burocracia que envolve o porte de arma, imposta pelo Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, o registro de armas de fogo na Polícia Federal aumentou no Brasil.

Se você quer fazer parte dos 33.031 registros, mas ainda está em dúvida sobre qual o melhor tipo de arma, onde pode adquiri-las e como fazer para conseguir a posse de armas de fogo, nós te ajudamos!

O que fazer para conseguir a posse de arma?

Antes de falarmos sobre os trâmites, é importante lembrar que a posse de arma não garante o porte de arma ao cidadão. A posse permite que você tenha uma arma em casa ou no local de trabalho, mas não que você ande com ela pela rua.

Agora sim, vamos falar sobre a parte burocrática:

  1. O primeiro passo para comprar arma de fogo é se encaixar no perfil determinado pelo Estatuto do Desarmamento: ter no mínimo 25 anos, residência fixa, ocupação lícita e não ter antecedentes criminais.
  2. Você deverá levar os seguintes documentos a Polícia Federal:
  • RG (cópia autenticada ou cópia e original)
  • CPF (cópia autenticada ou cópia e original)
  • Comprovante de residência (cópia autenticada ou cópia e original)
  • Foto 3×4 recente
  • Documento que comprove a ocupação lícita
  • Comprovante de pagamento de taxa para emissão do documento
  • Comprovante de idoneidade – concedido pela Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e Militar por meio de certidões negativas de antecedentes criminais. Também é preciso comprovar que você não está respondendo a processos ou inquéritos policiais
  • Requerimento do Sinarm (Sistema Nacional de Armas) preenchido
  • Declaração escrita que demonstre a efetiva necessidade da posse, com justificativa para o pedido
  • Exame de aptidão psicológica, assinado por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal
  • Posteriormente, a aprovação no teste técnico (assinado por um instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal) também deverá ser apresentada
  1. Depois da aprovação do pedido, você poderá comprar armas de fogo em qualquer estabelecimento comercial autorizado, no prazo de 30 dias

Com a arma em mãos, é necessário registrá-la junto ao Sinarm. Apresente a nota fiscal da arma e o comprovante de pagamento da taxa para registro. Para transportar a arma até sua casa ou seu local de trabalho, é preciso ter uma guia de trânsito emitida pela Polícia Federal.

  1. A renovação do registro deve ser feita a cada 5 anos.

Onde comprar armas de fogo?

Busque por estabelecimentos autorizados e lembre-se de exigir a nota fiscal. Os grandes fabricantes da indústria bélica no Brasil são a Taurus Armas, CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), Rossi e E.R Amantino (também conhecido como Boito).

Pesquise seus revendedores e busque locais de confiança.

Quais os tipos de arma de fogo autorizadas?

arma de fogo fumaça

Pense bem para escolher a sua primeira arma, pesquise e encontre a que mais se encaixa com seu perfil e suas necessidades.

Segundo o decreto 5123/04, arma de fogo de uso permitido é liberada para pessoas físicas e jurídicas. Não se esqueça de checar todas as especificações no Estatuto.

Armas para defesa pessoal

Para uso pessoal, a dica é escolher entre as pistolas (calibre até .380ACP) e os revólveres (calibre até 38SPL).

  1. Pistolas

Normalmente semi-automática, as pistolas oferecem uma ótima capacidade (até 20 tiros). Você pode encontrar versões compactas ou subcompactas, mais fáceis de carregar. Exigem um pouco mais de treinamento.

  1. Revólveres

Também oferecem versões compactas, são mais fáceis de manejar e costumam apresentar menos falhas mecânicas, além de ter um custo mais baixo. O ponto negativo é que possuem menor capacidade (5 a 8 tiros), algo que pode ser um problema em momentos de tensão (quando ficamos mais propensos a errar o tiro).

Dicas de modelos

  • Pistola Glock G25
  • Pistola Beretta Bobcat
  • Revólver RT85 Taurus
  • Revólver Rossi R35202

Mudanças à vista!

Segue para votação do Plenário o projeto de lei 3722/12, que prevê a substituição do Estatuto do Desarmamento.

Conhecida como Estatuto do Controle de Armas, o novo texto propõe mudanças para facilitar o processo de compra e posse de armas de fogo no Brasil, como a diminuição da idade mínima e autorização de porte de arma em alguns casos.

Onde praticar?

treinamento de tiro com arma de fogo

Se você está em busca de um lugar para praticar a sua defesa pessoal, o Clube Ponto 40 tem os melhores cursos, desde o básico até o avançando, assim como cursos de tiro defensivo. Além disso, o clube oferece pacotes de tiro avulso, caso você só queira treinar de vez em quando.

Conheça as opções e escolha a sua preferida!

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Clube Ponto 40 para saber mais sobre a prática, conhecer os cursos e pacotes de tiro avulso.

Leia também: Treine para sua defesa

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *