Saiba o que é preciso para comprar armas de fogo no Brasil

Saiba o que é preciso para comprar armas de fogo no Brasil

Conheça o passo a passo sobre como adquirir armas de fogo legalmente.

Se você está pensando em comprar armas de fogo no Brasil, precisa saber do passo a passo para conseguir fazer isso da maneira correta. O processo é burocrático, mas necessário.

Para entender melhor como funciona o mercado brasileiro de armas, vamos explicar como adquirir armas de fogo legalmente. Confira!

Como comprar armas de fogo no Brasil?

A compra de armas no Brasil não é tão simples: você precisará passar por alguns processos antes de ter o produto em mãos. Mas não se preocupe: basta prestar atenção trâmites necessários para que tudo corra bem.

Para te ajudar a entender melhor o processo, separamos um passo a passo simples com os principais pontos de como adquirir armas de fogo legalmente. Olha só:

1-Tenha a posse de arma

O primeiro passo para a compra de armas no Brasil é fazer a solicitação para a posse de arma de fogo. Para isso, é preciso preencher alguns requisitos como ter pelo menos 25 anos, residência fixa, ocupação lícita e nenhum antecedente criminal.

O Estatuto de Controle de Armas de Fogo, proposta que pretende substituir o Estatuto do Desarmamento, diminuirá a idade mínima para 21, caso seja aprovado. Se você já tiver a posse, basta seguir para o próximo passo de como comprar armas de fogo.

2- Vá ao um estabelecimento autorizado

Após conseguir a posse de arma, você deve ir a um estabelecimento autorizado e realizar a compra. Lembre-se de buscar um local de confiança.

Para entender como funciona o mercado brasileiro de armas, é preciso saber que a fabricante de maior destaque é a Taurus. Além dela, a Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) e a Boito também são grandes empresas.

É importante ressaltar que a posse não dá o direito de transportar a arma, por isso você só sairá da loja com a nota fiscal e o número de série. Quando você estiver com a guia de trânsito, será possível fazer a retirada.

3-Registre sua arma

registre sua arma

Após a compra de armas no Brasil, você tem até 15 dias para fazer o registro do produto junto ao Sinarm (Sistema Nacional de Armas). Você pode registrar até 4 armas.

Para isso, basta apresentar sua nota fiscal e o comprovante de pagamento da taxa para emissão do seu Certificado de Registro de Arma de Fogo. Após o novo decreto de armas, esse registro passou a ter validade de 10 anos.

O novo decreto também prevê mais facilidades para o procedimento de importação de arma de fogo, mas essa especificação ainda não foi aprovada.  

Agora que você já sabe como comprar armas de fogo, vai precisar de um lugar para praticar com a sua. Que tal conhecer o Clube Ponto 40?

Seguindo uma tradição familiar, nosso Clube garante a sua segurança e aprendizado com os melhores instrutores. Acesse o site para conferir nossos cursos e pacotes de tiro avulsos.

Quer um lugar para praticar com a sua arma? Acesse o site do Clube Ponto 40 e confira as opções de curso disponíveis!

Leia também: Descubra as novas leis para a posse de armas

Compartilhe essa informação:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *