Conheça os diferentes tipos de alvos para treinos de tiro

Conheça os diferentes tipos de alvos para treinos de tiro

Saiba quais são os principais alvos usados para tiro esportivo.

Para os amantes da prática do tiro esportivo, escolher o alvo ideal para o esporte pode ser um desafio. Com a popularidade da prática, surgem no mercado diferentes alvos para praticar tiro e cada dia fica mais complexo selecionar o ideal.

Por isso, esse artigo fala dos principais alvos para treinar tiro utilizados nos clubes, além de opções alternativas para quem gosta de uma experiência diferente do usual. Confira!

Alvos de papel

Um dos mais populares entre os amantes do esporte, um dos alvos usados para tiro esportivo é o de papel. Ele é literalmente um papel, que pode ser colado em um objeto maior ou pendurado do teto. Alguns são confeccionados em papel cartão, que é mais grosso.

Uma das desvantagens é que é preciso trocá-lo sempre, não é tão durável quanto os que são feitos de outros materiais, mas é bem barato de ser reposto. A outra é que é praticamente impossível enxergar o buraco feito pelo tiro a longas distâncias.

Papelão

Outro dos tipos de alvos para treinos de tiro que também é considerado da categoria do papel é o que é feito de papelão. É mais grosso e permite enxergar melhor a longas distâncias. Alguns fabricantes costumam até fazer silhuetas de animais além do tradicional círculo com pontuações.

Esse modelo também não é tão resistente, mas é mais do que os de papel simples.

Reativo

Entre os tipos de alvos para treinos de tiro um dos favoritos dos atiradores é o reativo. A base desse também é de papelão, mas a grande diferença está na “recompensa” do atirador após acertá-lo. Ele “reage” ao ser acertado – daí vem o nome.

Por ter uma camada de tinta fluorescente, toda vez que é atingido a tinta “vaza” e destaca o buraco. Esse é um dos motivos que esse é um dos principais alvos para treinar tiro a longa distância.

Alvos de metal

Os alvos de metal estão entre os principais alvos para treinar tiro essencialmente por conta do tilintar causado pelo acerto da bala no metal. Os atiradores costumam gostar muito desse som e, por isso, muitos preferem esse modelo. Uma vantagem é a durabilidade desse material, que possivelmente vai levar certo tempo para precisar ser trocado.

Pêndulos

Também de metal, esse é um dos alvos usados para tiro esportivo mais “divertido”, porque implica um desafio ao atirador. Existem alguns modelos, mas a maioria deles funciona assim: são alguns pêndulos que quando atingidos ficam posicionados para trás, sem a possibilidade de serem acertados novamente.

Somente um dos pêndulos, geralmente o do meio que é mais difícil de ser atingido, quando é acertado, faz com que todos retornem à posição original.

tiro ao alvo

Alvos de impacto

Esse tipo não é tão comum nos clubes, mas faz parte dos diferentes alvos para praticar tiro. São formas geométricas feitas de um material resistente aos disparos que “pulam” todas as vezes que são atingidas.

Assim, o atirador acaba aprimorando as habilidades de mira, porque todas as vezes que atira, precisa ajustar todo o equipamento e mirar novamente. É considerado um dos mais desafiadores alvos usados para tiro esportivo.

Alvos 3D

Entre os diferentes alvos para praticar tiro, surge o alvo 3D. Confeccionado geralmente em material polímero, ele traz mais realidade para o treinamento de tiro esportivo. É ideal para quem já está mais avançado na prática ou quer testar alvos diferentes.

O modelo não costuma ser muito caro, mas também não é duradouro, já que o material é bem simples. Normalmente são feitos nas formas de aves e animais silvestres

Alvos explosivos

Para os que sonham em atirar e assistir uma explosão cinematográfica no alvo atingido, vamos com calma. Os alvos explosivos existem, mas são proibidos no Brasil. Geralmente a explosão é causada por uma reação química do impacto do projétil com um pote de alguma substância.

Utilizar esse tipo de alvo e causar explosões dessa natureza é crime, portanto, o conselho é continuar a assistir na televisão somente.

Alvos alternativos

Além dos já citados, é comum utilizar na prática do tiro esportivo alguns alvos alternativos, que fogem do convencional. Normalmente esses não são encontrados em clubes de tiro. Confira alguns:

  • Frutas – esse é para os que gostam de fazer uma “bagunça”
  • Montes de feno
  • Bonecos de enchimento
  • Alvos feito com corda enrolada – esse é mais usado para quem pratica arco e flecha, mas alguns atiradores gostam também
  • Sacos de areia com desenho de alvo na frente

Local

Antes de selecionar os seus favoritos tipos de alvos para treinos de tiro, é importante escolher um lugar seguro e de confiança para poder aprender mais sobre a prática do tiro esportivo. O lugar ideal é longe de pessoas que possam ser atingidas ou coisas que podem ser danificadas. Atire com sabedoria! Conheça os cursos do Clube Ponto 40!

Quer experimentar atirar com diferentes alvos? O Clube Ponto 40 tem pacotes de tiro avulso, conheça!

Leia também: Conheça mais sobre a história da prática de tiro olímpico como um esporte

Compartilhe essa informação:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *