Porque e onde praticar o tiro esportivo e prático

Porque e onde praticar o tiro esportivo e prático

Saiba porque praticar o tiro esportivo e prático e onde você consegue iniciar o curso!

Atualmente grande parte da população deixou de ligar armas a cenas de violência ou ficarem desconfortáveis com o equipamento e passaram a associá-las a proteção e defesa além de considerá-las como um instrumento para treino de mira e precisão, o que faz com que busquem um clube a fim de iniciar um curso de tiro prático e esportivo.

A prática de tiro é um esporte que além de ser muito interessante, traz incontáveis benefícios a quem praticar, como melhor precisão, aumento do foco, concentração e alívio do estresse por exemplo, fatores que contribuem para que o esporte cresça rapidamente no País e atraia cada vez mais interessados.

Quer saber mais sobre tiro prático e esportivo? Continue a ler este artigo, conheça um pouco mais sobre o assunto e confira onde você pode praticar

O que é tiro esportivo e prático? 

O tiro esportivo é um esporte de tiro com arma de fogo ou de ar comprimido em que o praticante precisa de precisão, velocidade e treinamento para praticá-lo.

O tiro prático é um conjunto de modalidades para a prática de tiro e no Brasil é regulamentado pelo CBTP.

Na modalidade esportiva existem 3 categorias de tiro, cada uma utilizando um tipo de arma diferentes e se dividindo em provas. São elas;

1 – Carabina 

É característico desta categoria armas mais longas que precisam ser manuseadas com ambas as mãos.

As provas dividem-se entre a carabina de ar com alvo a 10 metros de distância, carabina deitado com um alvo a 50 metros de distância e a de três posições com a mesma distância porém podendo ser realizada de pé, deitado e de joelhos.

2 – Pistola

Prova caracterizada por ter armas mais curtas que podem ser manuseadas apenas com uma mão.

As modalidades de prova de tiro são pistola de ar, de tiro rápido, livre e alvo móvel que variam de uma distância do alvo de 10 até 50 metros e velocidades lentas e rápidas.

3 – Prato 

Nestas modalidades de prova de tiro são arremessados pratos e o atirador deve atirar e quebrar um pedaço visível deles.

As provas são Fossa Olímpica onde por prato o atirador tem direito a 2 disparos. Fossa Dublê onde são lançados simultaneamente 2 pratos e o atirador tem direito a apenas um disparo. Por fim ainda tem a modalidade Skeet onde são lançados 2 pratos saindo de direções opostas e se cruzando em um ponto central e o atirador deverá aceitá-los possuindo um disparo por prato.

Porque praticar o tiro esportivo

As vantagens da prática de tiros são muitas! A maior delas é o treino mental, pois o esporte auxilia num maior equilíbrio, visão lateral, concentração e foco extremamente aguçados, além de ser um verdadeiro alívio para o estresse.

E não é só a mente que ganha benefícios, o corpo também! A postura correta para empunhadura pode trazer benefícios a coluna e ajudar na definição dos músculos do braço, sem contar que o treino de respiração além de acalmar é de grande ajuda para o coração e pulmões!   

Além disso, ao praticar o tiro esportivo e prático o atirador sente-se muito mais seguro e protegido o que também deve ser levado em consideração.

Onde praticar tiro esportivo e prático 

Agora que você entendeu o que é tiro esportivo e quais os benefícios que ele traz para sua vida está na hora de procurar um lugar confiável e seguro para começar seu treinamento! 

Se você se pergunta onde praticar tiro esportivo e prático, vem para a Clube.40 e tenha o melhor treinamento possível com profissionais qualificados!

Acesse nosso site e confira os tipos de cursos de tiros disponíveis!

 

Gostou deste conteúdo? Acesse o site do Clube.40 e confira os tipos de cursos de tiro e os benefícios que podem trazer para você!

Leia também: Quais são as principais regras de caça no Brasil?

 

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *